5 bons motivos para sua empresa implantar um PGRS

5 bons motivos para sua empresa implantar um PGRS

Veja Mais Sobre 5 bons motivos para sua empresa implantar um PGRS

22 de março de 2016
5 bons motivos para sua empresa implantar um PGRS

Esqueça que o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) de sua empresa só resulta em gastos e trabalho extra, se elaborado, implantado, executado e monitorado da maneira correta ele é uma ferramenta importantíssima na gestão, organização e redução de custos no seu processo produtivo.

LM Ambiente – Engenharia e Consultoria Ambiental elencou 5 das principais vantagens da correta gestão de resíduos sólidos em pequenas, média e grandes empresas. São elas:

1 – Redução de Custos

A elaboração, implantação, execução e monitoramento do PGRS contribui de três maneiras para a redução de custos em uma empresa.

Redução de custos com a destinação de resíduos

A implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) tem como um dos principais objetivos diagnosticar possíveis pontos de geração excessiva de resíduos, propor medidas de redução e orientar a correta segregação dos mesmos, evitando que os resíduos sejam destinados de forma inadequada o que acarreta diretamente no aumento dos custos de destinação.

Uma maneira simples de entender tal situação é o fato recorrente de empresas misturarem resíduos sólidos que possuem valor comercial que poderiam gerar receita à empresa com resíduos que possuem custo para a destinação.

Redução de custos de Processo (Matéria Prima)

O Monitoramento do PGRS tem por objetivo principal diagnosticar e criar indicadores de desempenho e desperdício de matéria prima ao longo dos processos industriais, contribuindo na identificação de possíveis falhas no processo de sua empresa.

Redução dos custos com equipamentos e pessoal

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) quando elaborado de maneira correta tem por objetivo determinar a quantidade, tamanho, tipo e localização dos equipamentos de segregação, “contêineres” de armazenamento temporário e principalmente a quantidades de profissionais necessários a realização da gestão dos resíduos.

2 – Espaço e Organização

Em uma empresa cada tipo de resíduo tem seu volume de geração e método de destinação final (aterro sanitário, tratamento, coprocessamento, aterro industrial, reciclagem, etc.) específicos, podendo alguns tipos de resíduos ficarem na empresa por longos períodos de tempo. O PGRS tem por objetivo determinar a melhor localização para o armazenamento destes resíduos e também a periodicidade ideal para a coleta dos mesmos, contribuindo com a liberação de espaço e organização da empresa.

3 – Redução dos Riscos de Acidente e Melhoria da Higiene

correta gestão dos resíduos sólidos promove a redução dos riscos de acidente do trabalho, uma vez que, para cada tipo de resíduo são determinados métodos de manuseio, EPI’s a serem utilizados, rotas de transporte interno e externo, locais de armazenamento e horários para coleta e destinação. Com relação a higiene, um dos principais fatores associados a execução do PGRS é a redução do mau cheiro e da proliferações de vetores.

Em tempos de surto de dengue cabe nessa ocasião ressaltar que o armazenamento temporário dos resíduos sólidos deve ser realizado em local arejado e coberto, evitando o acúmulo de água da chuva.

4 – Prevenção e Controle dos Impactos Ambientais

A redução da geração de resíduos sólidos, a correta segregação e destinação final dos mesmos contribui diretamente no controle e prevenção dos impactos ambientais gerados pela destinação inadequada dos resíduos. Alguns dos impactos associados a destinação incorreta dos resíduos sólidos são: proliferação de vetores, contaminação das águas superficiais e subterrâneas, poluição atmosférica, contaminação do solo, etc.

5 – Melhoria da Visibilidade da Empresa

A correta gestão dos resíduos sólidos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como perante ao órgão fiscalizador, contribuindo desta forma para a agilidade dos processos de renovação da licença ambiental de operação e também reduzindo o risco de multas.

Evite elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de sua empresa apenas para formalização junto ao órgão ambiental, o PGRS é uma ferramenta de melhoria continua dos processos, redução de custos e organização da empresa.

Contate a LM AMBIENTE, saiba mais sobre nossas solução em gestão de resíduos e ajude sua empresa a continuar crescendo.

Whatsapp LM AMBIENTE Whatsapp LM AMBIENTE