Qual é a importância da consultoria ambiental?

 em Sem categoria

Pode ser que você nunca tenha pensado sobre a importância da consultoria ambiental no gerenciamento de uma empresa. Ou ainda, pode estar ávido por esta solução para entrar em conformidade com as leis. 

Hoje, no blog da LM Ambiente, vamos expor alguns motivos que fazem as empresas buscarem o serviço de consultoria ambiental

Para começar este raciocínio: tenha em mente que, a simples existência do homem na terra causa impacto ao meio ambiente. De diversas formas e há muito tempo, nosso planeta sofre com as consequências das grandes civilizações e desenvolvimento humano. 

Felizmente, temos uma tendência, nos últimos anos, em prol de temas sustentáveis e preservação da natureza. E isto tem aumentado a procura por este serviço.

O que é um serviço de consultoria ambiental?

Neste serviço, é possível identificar o impacto causado e formas de revertê-lo. Políticas Ambientais são formatadas para cada empresa, de acordo com sua realidade. 

O serviço de consultoria em si inclui uma série de atividades, que partem de um diagnóstico inicial. Nele, são avaliados os requisitos legais, condicionantes ambientais, processos industriais/construtivos/comerciais, insumos, resíduos e efluentes. Além dos custos relacionados ao meio ambiente.  

O consultor ambiental também indica o que precisa ser corrigido e apresenta soluções. Acompanha, ainda, a implementação das melhorias, auxiliando a empresa em seu desenvolvimento ambiental aliado à redução de custos.

O objetivo principal disso é criar uma realidade em que a empresa pode operar de forma saudável e legal.  Isso tudo em harmonia com o meio ambiente.

A importância da consultoria ambiental para empresas

Para empresas de segmentos específicos, a gestão ambiental já é uma realidade. 

Em todo o Brasil, diversos tipos de negócios exigem grande responsabilidade por parte das empresas. Como por exemplo licenciamentos, conformidades com normas de cada segmento, região e outras exigências.

Para as empresas que não conhecem este processo, pode ser desafiador implementá-lo. Contudo, não há dúvidas de que este é um passo fundamental na gestão de uma empresa e pode impactar positivamente qualquer negócio, (e também o planeta!) de diversas formas. 

Com o foco da mídia em temas voltados à sustentabilidade, em que ações pró-planeta são louváveis, empresas e marcas também entendem a consultoria ambiental como estratégia de marketing e posicionamento. Atende-se um tipo específico de público, que apoia estas iniciativas e pode ser fidelizado por marcas eco friendly. Do outro lado, temos empresas realmente sustentáveis, que obtém cada dia mais espaço no mercado.

Como saber se minha empresa causa impacto ambiental?

Na realidade, todas as empresas podem causar algum tipo de impacto ambiental. É, então, preciso saber qual a magnitude deste impacto, se esta sendo causado e  como lidar com isso adequadamente. 

Em alguns casos, as empresas descobrem da pior forma que precisavam de uma boa gestão ambiental. Uma multa pode estar à uma denúncia de distância, com valores que, muitas  vezes, superam os investimentos da consultoria. 

Na prática, nem todas as empresas podem, simplesmente, criar um departamento ambiental, contratar engenheiros e supervisores para ficar em dia com o planeta. Por isso, a consultoria é a melhor solução para não correr riscos desnecessários e viabilizar a gestão ambiental da empresa. 

Nós, da LM Ambiente, somos especialistas em gestão ambiental para empresas de diversos segmentos. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre a importância de uma consultoria em seu caso.

Postagens Recentes
Comentários
  • João
    Responder

    Muito legal!

Deixe um Comentário